MMD é um código de dinâmica molecular clássico implementado como um aplicativo para Android. MMD é a sigla para Method of Molecular Dynamics, que é uma simulação de computador do movimento de partículas (átomos, moléculas). Esta simulação é feita em relação às condições iniciais e de contorno fornecidas e um potencial que descreve a interação da partícula.
As trajetórias das partículas são determinadas numericamente. A bem conhecida integração Velocity Verlet da equação de movimentos de Newton é usada para um sistema de partículas em interação. As forças entre as partículas são definidas analiticamente usando uma "função potencial de par" que depende da distância entre duas partículas.
Na física, o MMD é usado para examinar a dinâmica dos fenômenos de nível atômico que não podem ser observados diretamente. Dentro do contexto de dispositivos móveis, ele pode ser usado como um pequeno laboratório móvel para entender os fundamentos da física de partículas. Além disso, pode ser usado para produzir belas imagens dinâmicas que são adequadas como papel de parede ao vivo.
Recursos do aplicativo:
- O aplicativo pode ser definido como um papel de parede ao vivo que visualiza a configuração experimental atual.
- No modo de papel de parede ao vivo, o papel de parede "estático" ativo pode ser usado como fundo. Você pode misturar sua imagem de fundo favorita com partículas “voando” na frente dela.
- As alterações feitas no aplicativo principal serão aplicadas ao daemon do papel de parede ao vivo para facilitar o ajuste do papel de parede.
- A geração de uma estrutura inicial das partículas usa grades diagonais ou quadradas com determinada dimensão
- Possibilidade de selecionar uma condição de contorno (a energia total é constante, a energia cinética é constante ou sem restrições)
- Se a energia cinética for restrita, é possível aplicar "mudança térmica" que simula o aquecimento / resfriamento do sistema
- Possibilidade de alterar o valor da gravidade. O vetor de gravidade também pode ser alterado girando o dispositivo.
- Possibilidade de selecionar e visualizar o potencial selecionado. Atualmente, três potenciais comuns estão disponíveis: Lennard-Jones, Morse e Born-Mayer.
- A pele da partícula pode ser selecionada a partir do clipart embutido.
- A interface multitoque é usada para ampliar e arrastar a área experimental.
Observação: como o aplicativo implementa um método de integração numérica, ele gera uma carga significativa da CPU. Portanto, o modo de papel de parede ao vivo não é adequado para dispositivos de baixo consumo de energia.
O aplicativo é 100% open source. Sinta-se à vontade para baixar, explorar, bifurcar ou contribuir com ele em https://github.com/mkulesh/molecularDynamics
Idiomas: inglês, russo.